Lean Office - Lean em Processos Administrativos

Desde a publicação de "A Máquina que Mudou o Mundo, em 1989 e de"A Mentalidade Enxuta na Empresa", em 1997, centenas de empresas em todo mundo estão implementando iniciativas de eliminação de desperdícios em suas operações. Muitos desses esforços têm sido fantásticos, outros nem tanto. Mas, até mesmo as empresas que conseguiram resultados extraordinários em suas implementações lean, no chão de fábrica, se depararam com a inevitável realidade – para a realização de melhorias sustentáveis o envolvimento e o suporte da empresa como um todo é fundamental .

 

O quanto de esperdícios há nas áreas administrativas? Quantos por cento das atividades desenvolvidas nos escritórios, de fato, contribuem para a criação de valor para o consumidor? Certamente quando nos perguntamos se nossas ações agregam valor para o consumidor, a resposta é imediata e clara - infelizmente pouco.

 

Estudiosos do pensamento enxuto afirmam que cerca de 90% das oportunidades de redução de desperdícios das empresas de manufatura são encontrados fora do chão de fábrica, nas chamadas áreas de apoio. A questão não é o montante de desperdícios, nem a dificuldade de eliminá-los, na verdade eles existem pelo simples fato de que os disperdícios administrativos são difíceis de enxergar.

 

Por meio do Lean Office, todos os conceitos e ferramentas tipicamente aplicados nos processos produtivos são também utilizados nos ambientes administrativos e de serviços. O desafio é ser criativo o bastante e fazer o melhor uso dos conceitos enxutos nas diversas áreas da empresa, para conseguir resultados significativos.

Alzair M. Souza

Ois Brasil - Consultoria NBR ISO 9001 NBR ISO 14000 implantação de ISO, auditores da qualidade cursos de ISO - Todos os direitos reservados. by ADA