Gestão de Pessoas: como as empresas agem agora?

O nome "Recursos Humanos" tem sido substituído pela maioria das empresas pela "Gestão de Pessoas" que traz muitos mais benefícios aos trabalhadores e com menos burocracia
Até um tempo atrás, era comum ver o nome Recursos Humanos, mas agora é chamado de Gestão de Pessoas, mas o por quê esse nome? Recursos são propriedades da empresa como: terreno, maquinário, veículos etc. Cada trabalhador é uma pessoa, logo possui suas necessidades, vontades e motivação para trabalhar, não pode ser tratado como objeto empresarial, e sim como colaborador como é considerado agora.

O nome Gestão de Pessoas entra para substituir o nome Recursos Humanos pelos motivos citados acima e também pelo fato que os chefes devem ouvir melhor o que seus funcionários têm a dizer sobre eles e as empresas, pois uma boa conversa resolve muitos problemas. Trabalho em equipe é importante, ter uma comunicação com os colegas locais ajuda a estimulá-los a continuarem a boa produção com bom humor e sempre dispostos.
 
Antigamente tinham empresas que ainda empregavam o "Taylorismo", nome dado à teoria de Frederick Taylor aonde os funcionários são enxergados como objetos em si, máquinas que não podem parar de produzir e tem que estar sempre pontuais, em filas organizadas, produzindo mais trabalhando menos, ter horário controlado para o uso de sanitários etc. Muitas delas podem ter até mesmo abolido várias das regras de Taylor citadas acima, usavam também alguns dos princípios de liderança de Henry Fayol, mas em geral os trabalhadores eram vistos como máquinas de trabalho segundo as leis da administração científica.
 
Com a crise econômica mundial de 1929, a teoria das relações humanas de Elton Mayo passou a ganhar importância ao tratar as pessoas como seres humanos e não como objetos, com a importância desta teoria estudado ao lado das outras, Max Weber criou a teoria da burocracia para ajudar a organizar melhor o serviço, pois segundo Weber, é melhor seguir as normas impessoais de racionalidade para conseguir atingir eficientemente as metas da organização.

Com o passar dos anos, as empresas adotavam de maneira mista as teorias de Taylor, Fayol e Mayo, alguma outras acrescentavam a teoria de Weber também, porém o trabalhador era sempre visto como um "recurso" e ao ser visto assim, um trabalhador se sente menos motivado, pois dificilmente irá crescer hierarquicamente na empresa que tenha o setor de Recursos Humanos.

A Gestão de Pessoas vem para trazer as pessoas a um melhor ambiente de trabalho, tratando-as com mais respeito, oferecem treinamentos e chances de promoções no serviço. Segundo o professor José Carlos de Freitas, as pessoas estão bem informadas, sabem que existem companhias que admiram seus empregados com a Gestão de Pessoas, pois elas deixarão de ser tratadas como "recursos humanos" e serão tratadas como "parceiros".
 
Conclusão
 
Com o passar do tempo, as empresas terão que desfazer-se do setor de Recursos Humanos para implementar o setor de Gestão de Pessoas, pois nesses últimos anos aumentou a quantidade de pessoas que saem do emprego atual insatisfeitas e dispostas a procurar um melhor, que dê preferências e chances à elas, sem ter que ficar pressionando o funcionário para continuar fazendo a mesma rotina de produção todos os dias, fatores que desmotivam o funcionário, as empresas que não adotarem essa medidas perderão suas forças e ficarão de lado.

Caio Douglas

Ois Brasil - Consultoria NBR ISO 9001 NBR ISO 14000 implantação de ISO, auditores da qualidade cursos de ISO - Todos os direitos reservados. by ADA