Estrátégias e Gestão

A maioria das empresas possui o seu plano de crescimento, realizam periodicamente o processo de planejamento estratégico e não atingem seus objetivos e metas. O que acontece então? Apartir do Core Business, Chris Zook e James Alen, realizaram uma pesquisa com 1854 empresas no período de 1988 a 1998 e constataram que 7 entre 8 empresas não obtiveram o alcance de seus objetivos e metas e curiosamente, mais de 90% das empresas possuíam planejamento estratégico. O Planejamento Estratégico não é suficiente para o alcance das metas e objetivos pretendidos por uma organização? A resposta é não. Segundo Robert Kaplan, esta divergência se dá pela lacuna entre a formulação da estratégia e a sua execução. O calendário se dá assim: no terceiro trimestre de cada ano, a alta direção da organização se reúne para discussão de sua visão, cenários e estratégias. Geralmente, em um encontro de dois dias. Resultados são analisados, cenários são traçados e estratégias são revisadas ou formuladas. Cria-se um book com todas as ideias e desafios, o famoso Plano de Negócios, porém dois meses após o evento, ninguém mais se lembra do que foi definido. A estratégia precisa ser divulgada, desdobrada e acompanhada por todos na organização.
O grupo de planejamento que atua como facilitador do processo de elaboração do plano de negócios, assume pouco ou nenhum papel de liderança para que as estratégias sejam executada. Quanto à divulgação da estratégia, ainda do estudo de Chris Zook e James Alen, constata-se que 90% dos empregados desconhecem ou não entendem a estratégia da empresa. Como então atingir os objetivos do Plano de Negócios? Segundo Kaplan, cerca de 60% das empresas não relacionam ao seu orçamento financeiro as prioridades estratégicas da organização. É necessário “tirar do papel” as estratégias e executá-las. Desdobrando aos níveis pertinentes, definindo indicadores e metas alinhados à estratégia, alinhar o plano de treinamento e capacitação dos empregados aos objetivos, os planos de desempenho de empregados precisam estar relacionados às metas definidas, planejadas, executadas e monitoradas. O processo de planejamento estratégico precisa estar sempre “”vivo””, sendo acompanhado periodicamente, divulgado aos empregados, desdobrado às áreas e monitorado. É preciso foco e coordenação. O alinhamento destas ações de rotina às estratégias  permite o alcance de seus objetivos e metas. A alta administração precisa acreditar e implementar esta cultura em sua organização, sendo seu papel fazer a estratégia acontecer.
LIGA Gestão das Estratégias é uma solução inovadora da OIS Brasil para empresas que querem avançar e promover ações para  implantação de um modelo de gestão baseado em indicadores e metas, bem como o acompanhamento sistemático da execução e dos resultados. O estabelecimento de estratégias para as empresas, direcionando-as para a tomada de decisões mais assertivas, nas principais áreas funcionais: finanças, marketing, operações/processos e recursos humanos.

LiGA Estratégia e Gestão é um serviço de assesoria empresarial estruturado em  ações distintas e sistemáticas:

Dignóstico

Avaliar práticas atuais e identificar as oportunidades e potencialidades de cada empresa. Para esta fase utilisamos uma lista de verificação completa da empresa nas áreas de vendas, estoques, processos produtivos, estrutura de custos, ações de marketing, administração financeira e gestão de pessoas. Estas informações são utilizadas em comparativos internos, com dados anteriores da empresa.. Seu principal objetivo é identificar dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver estabelecendo metas para todas as áreas.

Plano Empresarial

O olhar da empresa para dentro e para fora através das técnicas do planejamento estratégico.
Resultados alcançados:
Aspectos dos fundamentos da empresa como Negócio, Missão, Visão e Valores.
Avaliação dos pontos fortes e fracos da empresa.
Construção de cenários e identificação de oportunidade e ameaças para o negócio.
Definição das Estratégias, objetivos, indicadores-chave e metas.
Construção de uma Painel de Resultados para as reuniões gerenciais.

Gestão de Resultados

É um processo de busca, obtenção e comunicação para a equipe sobre o desempenho da empresa, utilizando reuniões sistemáticas para apresentar os resultados do período por intermédio de indicadores qualitativos e quantitativos que sinalizem o alcance dos objetivos organizacionais.

Etapas necessárias:

Diagnóstico da Situação Atual

Planejamento Estratégico - Modelo BSC - Balanced Scorecard

Objetivos e Metas desdobradas em níveis de hierarquia 

Monitoramento dos Indicadores

Revisão do Planejamento Estratégico

 

Mário Sérgio de Souza - Consultor OIS Brasil

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